Blog

images

Teste RT-PCR e Testes Rápidos de Pesquisa de Antigénio (TRAg)

09 de Março de 2021
Teste RT-PCR

A Reação em Cadeia de Polimerase em Tempo Real (RT-PCR) é o método de referência para o diagnóstico e rastreio da infeção por SARS-CoV-2.

 É realizado através de colheita de amostra na nasofaringe ou outras amostras do trato respiratório superior e inferior de acordo com as diretivas da direção Geral de Saúde.

Os resultados do teste podem ser conhecidos cerca de 24 horas após a colheita.

São testes muito específicos e sensíveis que detetam com rigor níveis muito reduzidos de RNA do vírus nas amostras. A elevada sensibilidade dos testes de PCR faz mesmo com que detetem RNA do SARS-CoV-2 nas amostras das secreções nasofaríngeas durante várias semanas depois do início dos sintomas, apesar do doente já não ter infeção pelo SARS-CoV-2.

 
Testes Rápidos de Pesquisa de Antigénio (TRAg)

Os testes rápidos de Antigénio (TRAg) pesquisam proteínas específicas do vírus através do método imunocromatográfico.

Estas proteínas de superfície do vírus são o antigénio viral, pelo que os testes rápidos são conhecidos também como testes de Antigénio.

A colheita é feita, tal como no teste de PCR, através de um exsudado da nasofaringe, sendo o resultado facultado mais rapidamente.

Enquanto o teste de PCR é indicado para ser feito em qualquer caso de suspeita, tenha o individuo sintomas ou seja assintomático, o teste rápido de antigénio deve ser realizado para:
- Diagnóstico de doentes sintomáticos nas fases iniciais da infeção (nos primeiros 5 dias da doença, inclusive) de forma a diminuir a probabilidade de obtenção de resultados falsos negativos.
- Em situação de surto.
- Para testagem repetida de pessoas em situação de risco conhecida com o objetivo de identificar casos positivos rapidamente e de fazer o seu isolamento para limitar o contágio.

Apresentam sensibilidade superior ou igual a 90 % e especificidade superior ou igual a 97 %.

Para mais informação sobre as orientações da DGS, consulte https://covid19.min-saude.pt
Voltar